Nova versão do Espírito do Século

Olá!

Gente, essa nova versão do Espírito do Século tem correções e uma mudança nas terminologias baseado nas sugestões do Shingo do Blog .20 (valeu, Shingo).

No caso, as mudanças são:

  • Determinar um Aspecto passa a ser Explorar um Aspecto;
  • Disparar um Aspecto passa a ser Forçar um Aspecto;

Baixe aqui!

Anúncios

17 comentários em “Nova versão do Espírito do Século

  1. Tek disse:

    Na .20 é o Shido, o Shingo é no Paragons 😉

  2. Remo disse:

    Nomenclatura é bicho complicado.

    “Explorar” me parece mais descritivo em se tratando da função em jogo do “tag”, mas “Marcar” é uma palavra mais simples.

    O SRD do SotC também não me parece bem claro num ponto: o “tag” é apenas o ato de Invocar o Aspecto de outrem ou também engloba o ato de pôr Aspectos nesses elementos externos?

    O Dresden Files parece bem mais claro na descrição das regras, mas ainda não rolou lê-lo com a devida calma (e o bicho é enorme!). Se você ler, podemos trocar uma idéia sobre o sentido da nomenclatura.

    • Quanto ao Explorar, sim: na verdade, você pode definir que o Explorar seja encontrar Aspectos relevantes na cena, seja em locais ou pessoas. A diferença é que normalmente você Explora Aspectos de pessoas descobrindo-os e Explora Aspectos da cena colocando-os em ênfase de alguma forma.

  3. oneiros_fe disse:

    bacana. Alias, continuo insistindo em um artigo com as diferenças do FATE da 2ed para a 3ed(que é a mais famosa), eu já falei isso no outro comentário mas não custa “reforçar” rsrsrs
    Valeu.

  4. Ricardo disse:

    Fábio, eu peguei um erro.
    Ou pelo menos uma coisa que não bate com o PDF do SotC em inglês e não tem na errata.

    O pré-requisito de “Cavalo de Pau [Dirigir]” deveria ser “Requer Direção Defensiva” ao invés de “Exige pelo menos outras duas Façanhas de Dirigir”.

    Sobre as diferenças entre o Fate 2 pro 3, tem um tópico sobre isso na RPG.net:
    http://forum.rpg.net/showthread.php?t=527136

  5. Nerun disse:

    ERRO NO BETA 3:
    Pág. 8, índice, item 6.13.2:
    “Movimentos incomum”

    Deveria ser:
    “Movimentos incomuns” (no plural)

    • Nerun disse:

      Oi, mais um erro. Conforme Seção 1(b) da OGL, traduções são “Material Derivado”, ainda que o nome seja usado com autorização. Ainda segundo a OGL, Seção 1(g), criar “Material Derivado” e “Distribuir” este material é fazer “uso”. Fazer uso é fazer qualquer uso de “Open game Content”, como o SotC SRD. Conforme Seção 6 da OGL, você tem que atualizar a seção 15. A sua tem apenas:

      15 COPYRIGHT NOTICE
      Open Game License v 1.0 Copyright 2000, Wizards of the Coast, Inc.

      Fudge System 1995 version copyright 1992-1995 by Steffan O’Sullivan, copyright 2005 by Grey Ghost Press, Inc.; Author Steffan O’Sullivan.

      FATE (Fantastic Adventures in Tabletop Entertainment) copyright 2003 by Evil Hat Productions; Authors Robert Donoghue and Fred Hicks.

      Faltou:

      Spirit of the Century Copyright 2006 by Evil Hat Productions, LLC. Authors Robert Donoghue, Fred Hicks, and Leonard Balsera.

      E além disso, tem que adicionar o copyright da sua tradução logo abaixo, que poderia ser assim:

      FATE/AFIM 3.0 – Espírito do Século Copyright 2010, Fábio Emílio Costa. Traduzido de material original da Evil Hat Productions. Espírito do Século é marca registrada da Evil Hat Productions, usada aqui sob autorização.

  6. Nerun disse:

    Fabio, tava aqui pensando com os meus botões, quando a Retropunk lançar o Espírito do Século e o Diáspiora, você pretende atualizar ou mudar os termos que você usou na tradução para ficarem iguais aos da Retropunk?

  7. Nerun disse:

    Legal! Alguma previsão de quando sai a “tradução final”? Não tô pressionado…

    • O Final vai depender muito… Eu não tenho paciência para diagramação… E o Espírito do Século teve seus direitos adquiridos pela Retropunk… Já conversei com o pessoal e o material que fiz em SRD continuará disponível… Mas acho que vou deixar como está e indicar aos interessados que comprem o material da Retropunk, como uma forma de apoiar o RPG indie no brasil… 🙂

      Em 28-08-2011 23:15,

      • Paulo Ramon disse:

        Também concordo com o apoio ao RPG nacional, mas seu trabalho merece os créditos de todos nós que, de uma forma ou de outra, estamos nos beneficiando com ele. Além do mais, trata-se de uma SRD.

        Gostaria de saber se a diagramação segue algum modelo e se existe alguma figura “oficial” do SRD (versão oficial). Digamos que em algum momento da minha vida eu já diagramei e o faria novamente por esse projeto.

        Abraços.

        • Não existe nada realmente “oficial” além do texto traduzido (excluindo-se os exemplos, que recriei me baseando no meu “cenário” “não-oficial” Primordiais). Qualquer rediagramação do SRD seria bem vinda e creditada adequadamente.

          E quando sair, espero que o pessoal apóie a RetroPunk comprando o Espírito do Século. Com isso, eles vão continuar o trabalho que têm feito. Quem sabe até mesmo trazendo coisas como Diaspora e Dresden Files,

          • Paulo Ramon disse:

            Ok. Você poderia me ceder o doc ou o odt do texto. Só não garanto ser para breve essa diagramação pois como faz um certo tempo que não diagramo nada, terei de estudar revisar alguns conceitos e criar alguns modelos. Meu e-mail é pramon71@gmail.com

            Abraços.

            PS. Quanto ao cenário que criastes, não pensa em disponibilizar junto ao SRD traduzido?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s