Sobre

Olá!
Esse é o +4.
Mas que diabos é o +4?!
+4 é um sucesso decisivo em FUDGE.
Mas o que é FUDGE.

OK, essa já não faz parte do grupo das “perguntas que não querem calar”, mas ainda assim exige alguma explicação. Então vamos lá

Definição técnica:

Freeform Adaptável
Universal Universal
Do-it-Yourself Faça-Você-Mesmo
Gaming Jogo
Engine Sistema

Portanto, Fudge é um RPG Adaptável, Universal e Faça-Você-Mesmo.

O Fudge é um RPG voltado para Mestres experientes, que desejam criar ou adaptar cenários de jogo, mas que estejam com dificuldade para encontrarem o RPG ideal para o mesmo.
O Fudge é um RPG razoavelmente antigo, que conta com uma grande comunidade de apoio no exterior. O Fudge possui várias características incomuns e revolucionárias em relação a outros sistemas de RPG:

  • Um sistema de resolução de ações baseados em palavras: todas os testes e a maioria das características do Fudge que possuem níveis o são descritos em palavras. Então, ao invés de você dizer que seu herói possui uma “perícia 14 em Espadas”, você pode dizer que o seu personagem “é um Bom Espadachim”. De forma semelhante, você pode dizer que conseguiu “um golpe Ótimo”, ao invés de dizer que “passei por +2”;
  • Não possui características obrigatórias: Embora o Fudge defina uma série de tipos de características (Atributos, Perícias, Bençãos, Falhas e Poderes Sobrenaturais), o seu módulo básico não define nenhum em particular. O Mestre pode criar qualquer conjunto de atributos, perícias, etc… conforme o grupo e o cenário utilizado;
  • Portabilidade: por ser baseado em palavras, é fácil criar cenários vindos de outros livros e sistemas. Além disso, como o Fudge descreve as chances básicas de acerto em uma perícia, é possível “portar” facilmente os personagens de um jogo de RPG qualquer de e para o Fudge;

O Fudge é muito simples de ser entendido, mas exige mais do Mestre, pois o mesmo deve definir quais serão os atributos, perícias, etc… a serem usado em seus jogos de Fudge.
A idéia nesse espço é falar principalmente de FUDGE, mas uma série de materiais de RPG em geral também serão postados aqui. Novidades, cenários e mini-cenários, regras, tudo o que for útil será postado.
Fique a vontade para conhecer sobre o FUDGE aqui nesse local e divirta-se!
E role +4!

Anúncios

5 comentários em “Sobre

  1. imiril disse:

    Olá companheiro!

    Eu não conhecia o Fudge. Conheci aqui através do seu material e fiquei muito impressionado com o sistema. Meus parabéns pelo trabalho.

    Queria saber como andam o projeto do Fudge aqui no Brasil e as novidades mais recentes do sistema.

    Já estou tentado criar/adaptar algo e como procurei muito uma logomarca do Fudge em alta resolução (pois até a do site oficial deixa a desejar) e não encotrei eu “vetorizei” (como dizemos no meu ramo de atividade – designer gráfico) a que baixei do site oficial.

    O arquivo está disponível no meu blog http://imiril.wordpress.com. Utilize se quiser, Está bem melhor que a que vc usou no cabeçalho do blog.

    Abraços e obrigado por ter me apresentado esse sistema.

    • Olá!

      Infelizmente existem projetos esparsos em Fudge,FATE e Espírito do Século. Basicamente, são os materiais que eu fiz, mas uma meia dúzia de iníciativas que o pessoal andou fazendo e eu não fiquei sabendo. Mas fico feliz que tem funcionado como você espera.

      Qualquer informação nova, me avise que estaremos aí para divulgar.

  2. Salve salve, sou Daniel Coimbra, um dos organizadores do Dia D RPG 2010, pedindo aqui sua ajuda para divulgar o evento. Segue link do release:

    https://docs.google.com/document/edit?id=19CAEpXHFXaWejWvvGDejLyQELpBFnhIPzMPgLE9GGhM&hl=en&authkey=COuUx8QI

    Em nome dos rpgistas brasileiros, agradecemos desde já!
    : )

  3. Nerun disse:

    Parabéns pelo blog, muito bom. Faltava um blog de FUDGE! É um meta-sistema versátil. Gostei também das rediagramações da tradução, ficaram bem melhores! Estou comentando no meu blog sobre o +4!!!

  4. Tio Mou disse:

    Ótimo Site, parabéns pelo excelentes materiais disponíveis e pela colaboração a comunidade RPGística nacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s